A CORRIDA NÃO É SEMPRE PARA O MAIS RÁPIDO...... MAS PARA AQUELE QUE CONTINUA CORRENDO.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Meia Maratona de Portugal

25 de Setembro de 2011

10:30 h

Ponte Vasco da Gama - Parque das Nações

21,095 km



Ontem eram 8 horas e dez minutos estava a entrar no autocarro junto da Gare do Oriente no Parque das Nações, para efectuar o percurso até ao local da partida na ponte Vasco da Gama, demorou esta viagem perto de 20 minutos.
.
Tive de esperar 2 horas em cima da ponte para o tiro de partida desta Meia Maratona de Portugal, umas vezes sentado no chão, outras vezes nas filas do”chichi” .

Levei duas camisolas com receio do frio o que não se veio a verificar, até estava muito calor, uma delas tive de a colocar no caixote do lixo, como estava previsto.

Foi a primeira vez em que participei nesta Meia Maratona, tendo participado por duas vezes na mini maratona.
.
Milhares de atletas de vários níveis a participarem na mini e na Meia Maratona de Portugal.

Mais atrás do início da Meia Maratona, estava a partida da  mini maratona, uma corrida ou caminhada com a distância de 8 km.

Verifiquei que algumas pessoas pagam para a Meia Maratona e vão a caminhar ( vi os dorsais) fazendo barreira logo no início aos que vão a correr.

Correu-se 21 km debaixo de um calor abrasador devido a isso o meu desempenho foi afectado.( não suporto o calor a correr).

Até ao 16º km ainda corri normalmente para o meu nível, a partir desse km deu-se uma quebra acentuada e  tive de andar por diversas vezes.

Não estava cansado, mas as pernas não respondiam e a cabeça também não queria dominar o movimento do corpo.

No  fim de semana anterior passei no mesmo local a correr, percorrendo 20 km sem qualquer problema, devo ter algum Síndroma de corridas em competição ou com muita gente :):).

Terminei esta Meia maratona em grande dificuldade física.

Mas não estou desanimado esta corrida já é passado, pois já estou a pensar na próxima .

Classifiquei-me no 2733º lugar
Com o tempo oficial de  2 horas e 16 minutos
Tempo no retorno: 1 hora e 13 minutos ( ao 13º km ou 14º km )
Total de atletas : 3345

Os dados desta minha Meia Maratona:
.

.
As imagens

.

fotos da AMMA


Até já

10 comentários:

  1. Olá Amigo José,
    Infelizmente também não me dou bem com o calor e o mei desempenho na meia maratona da ponte 25 de Abril foi exactamente igual, até ao 16 km andei bem e ia para um tempo estimado de 1:45 / 1:50 mas devido ao calor "acabou a gasolina" e desisti...
    O importante é não desistir e continuar a treinar rumo ao objectivo...força!

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo
    há que manter a motivação em alta, ontem penso que não foi fácil para ninguém (pelo menos para quem não se dá muito bem com o calor), também acreditei fazer um bom tempo e no final tive que me contentar com um tempo quase igual ao que fiz nas "rampas) há 15 dias, elucidativo não?
    Boas corridas e força neese treinos.
    Abraço,
    António

    ResponderEliminar
  3. caro josé, parabéns pelo esforço. eu já desisti de participar nestes mega-passeios, pois cheguei à conclusão que uma prova onde se espera mais pela partida do que a completá-la não acrescenta qualquer valor em termos de treino. daí que "pontes" só mesmo aquelas que dão para fazer uns dias de férias. foque-se no objectivo da maratona, está na hora de subir a quilometragem em treino. até um destes dias.

    ResponderEliminar
  4. Tou a começar a correr e fiz a mini...o percurso até é fixe mas o calor era excessivo...só uma correcção segundo o meu garmin a mini tem 5,3 km aliás se vir no mapa a chegada está antes dos 6 km...fiz um tempo de 30 min...e dia 9 vou me arriscar nos 9 km na do aeroporto...sabe algum grupo de treinos ou assim aqui da zona de lisboa...é que correr sozinho chateia

    ResponderEliminar
  5. pois devem ter diminuido a distância penso que dantes a mini era de 7 ou 8 km não tenho a a certeza.( apoiei-me nisso.
    Sei qe os atletas do Run 4 Fun -
    R4F
    http://runf.blogspot.com/
    treinam na zona de Belém e no Parque das Nações

    ResponderEliminar
  6. Olá amigo José, desta vez não nos encontrámos, mas com tanta gente também não era fácil. Na realidade o calor foi muito e dificultou o desempenho da maioria, mas o que na realidade mais importa é participar, conviver e passar uma manhã diferente...a correr. São os nossos louros. Bons treinos para a maratona. Um abraço!

    ResponderEliminar
  7. Quero felicitá-lo pela determinação com que sempre se entrega em carregar as pernas com quilómetros, e já vão muitos seguramente. Nesta prova tive o prazer de contactar consigo antes do inicio, nas tais filas do alivio. Foi um momento agradávelmente simpático, pela pessoa que é, e porque acompanho as suas aventuras por estas estradas do nosso Distrito. Ainda sou corredor há dois anos, muito pouca experiência, mas contacto com algumas pessoas que o fazem á anos. Posso dizer que muitos já deixaram de fazer as provas das Pontes, elas não servem de referência para nada, apenas para cumprir, e talvez fazer um treino muito mais intenso. Esta prova então é particularmente cansativa, pela demora antes da partida, pela falta de espaço para aquecimento, e a hora da partida julgo que algo tardia para esta altura do ano, porque faz sempre muito calor todos os anos,etc...
    Enfim, se calhar para o ano lá teremos que fazer mais 21kms. Um abraço, vemo-nos na Nazaré em Novembro, uma clássica Nacional.

    ResponderEliminar
  8. José

    Fui como tu um dos que aguentaram em cima da ponte duas horas e tal para correr 3km em cima dela.

    Não há pachorra. Não me apanham lá de novo pois para correr no alcatrão há milhentas provas.

    Melhor seria se deixassem a ponte em paz e passássemos a correr a partir da Gare do Oriente. Seria uma 2ª edição da Corrida do Oriente com mais uns km.

    Ainda ontem fui fazer quase 20 km na praia e foi uma maravilha e ali na meia foi como tu, só não desisti porque não sou disso.

    Não é só o calor, é tudo aquilo, a multidão, o ziguezague, o alcatrão, a confusão e sei lá mais o quê.

    Domingo irei repensar tudo isso junto ao Grande Lago.

    :))

    Abraços!

    ResponderEliminar
  9. António Almeida,Carlos Lopes,Mário Lima, Paulo L, Atletismo Valejas ( não sei o nome, primo da Bárbara), João Melo e Miguel Pereira, a todos um muito obrigado pelas palavras deixadas aqui.
    Sempre são um incentivo à continuidade da pratica deste desporto que tanto gostamos.

    J.Lopes

    ResponderEliminar