A CORRIDA NÃO É SEMPRE PARA O MAIS RÁPIDO...... MAS PARA AQUELE QUE CONTINUA CORRENDO.

sábado, 30 de janeiro de 2010

O PESO DO DORSAL E A PRÓXIMA CORRIDA


O PESO DO DORSAL
-


Hoje, como habitualmente aos fins de semana,  corri nos caminhos do Parque das Nações, num ritmo lento, despreocupado, percorri  a distância de 10 km, com relativa facilidade.

Enquanto corria pensei porque será que durante os treinos corro sem atingir qualquer tipo de  cansaço?
Ao participar em corridas organizadas, apesar de não ganhar nem perder nada, sinto algum peso do dorsal no peito.

Os pensamentos na véspera , o ambiente envolvente, antes do início da prova, as movimentações dos atletas à nossa volta durante o percurso, os últimos kms até atravessar a meta, tudo contribui para essa sensação de peso do dorsal.

Tudo isto condiciona ligeiramente o desempenho. :):)

Diziam-me os treinadores, quando jogava futebol que fazia excelentes treinos e nos jogos, jogava mal.

Será que tenho o “Síndrome do Mamede”? :):)



Ainda não decidi se vou participar nos 20 km de Cascais,, está dependente de conseguir treinar conforme o plano estabelecido, de 1 hora todos os dias, (o que não deve ser provável ) e da motivação.


Até já

2 comentários:

  1. oi,
    Eu também nos treinos parece que não consigo correr ao mesmo ritmo das provas organizadas, sabe-se lá porque!!!
    Continuação de bons treinos, e tome a decisão certa em ir a cascais, eu se tudo correr bem vou estar presente.
    Boa semana

    Abraço

    Vitor Veloso

    http://correrumavirtudeviciosa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Olá José

    Parabéns pelo título do tema. Realmente o peso do dorsal é muito quando vamos com ansiedade fazer uma prova e se quer uma prestação condizente.

    Acontece mais vezes do que pensas e calha a todos e não só a alguns. Só não acontece a quem tem muitos anos disto e sabe "ausentar-se" da ansiedade do tiro da partida.

    Lembro-me de, durante muitos anos, sempre que ia para uma prova era certo e sabido que dormia mal, estava sempre a olhar para o relógio e, quando era dada a partida, acusava o toque, saía disparado, e depois pagava o esforço caso a prova fosse para além dos 10km. Mas nessa altura lutava pelos primeiros lugares.

    Com o tempo passei a não dar importância e assim hoje já nada me impede de dormir bem pois o lugar em que ficar é de somenos importância e quando assim é, é só começar e acabar a prova, o dorsal já não tem peso.

    Espero que penses sempre positivo e tenhas 40, 50, 60 ou 70 anos tenhas sempre como finalidade, aproveitar ao máximo o que a vida te dá, onde correr é uma componente saudável dessa mesma vida.

    Quem faz 17 km como fizeste em Sintra, 20 km em Cascais, mesmo com aquelas subidas, para ti, e para mim, será um subir e um descer e nada mais do que isso.


    O tempo hoje está de chuva, custa enfiar o fato de treino e meter-se no meio de um tempo assim, mas como futebolista tiveste muitos tempos como o de hoje e estavas lá.

    Abraços!

    ResponderEliminar