A CORRIDA NÃO É SEMPRE PARA O MAIS RÁPIDO...... MAS PARA AQUELE QUE CONTINUA CORRENDO.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

OS TREINOS E O FRIO

Estou a cumprir com algum esforço, o plano de treinos de preparação para a corrida G.P. Fim da Europa - SINTRA - CABO DA ROCA

Dias - Tempo
30 - 30 min
31 - 30 min
1 – 30 min
3 – 46 min
4 - 54 min
6 -45 min
8- 45 min
9 - 30 min
10 -1 hora
11-1hora e 12 min
13 - 1 hora
14 - 45 min
15 - 30 min
16- 1hora e 15 min
17-1 hora e 8 min
18- 50 min
19-Descanso
20-45 min
21-Descanso
22-30 min
23-Descanso ( constipado)
24-DESCANSO
25-CORRIDA DO G. P. FIM DA EUROPA
--------------------------------------------------
Aqui fica uma ajuda indispensável para correr com este frio.

Correndo no frio


Aumente sua preocupação em correr com segurança quando as condições climáticas forem adversas. O frio não deve impedi-lo de correr desde que se vista de maneira apropriada e ajuste seus planos. Apesar do frio na maior parte Brasil não ser um grande problema, é bom ter em mente estes dicas se for viajar a um lugar de clima frio:

- Faça uma boa série de exercícios de aquecimento antes de correr.
- Vista múltiplas camadas de roupas. Muitas vestimentas são desenhadas especificamente para correr no frio. Tecido absorvente de algodão deve ser usado colado ao corpo.
- A lã é um bom isolante e o ajudará a reter o calor corporal mesmo quando molhado. O nylon quebra-vento é bom para ser usado sobre as outras roupas e pode ser retirado e enrolado na sua cintura se você não necessitar mais usá-lo. Faça experiências para descobrir a melhor combinação de roupas para você.
- Certifique-se de que a sua cabeça e pescoço estão bem protegidos já que um grande volume de calor corporal é perdido nestas áreas.
- Proteja suas extremidades da exposição para prevenir ulceração produzida pelo frio. Nos estágios iniciais, irá perceber uma sensação de queimação na pele cuja cor ficará vermelha, roxa e então branca. Se você notar uma área sensível e branca saia do frio imediatamente e procure um médico.
- Planeje o seu percurso para correr contra o vento no início e a favor do vento na volta. Proteja-se do vento sempre que possível.
- Lembre-se que qualquer tipo de terreno fica perigoso quando coberto por uma fina camada de gelo ou neve. Isso torna difícil para o correr pisar e existe a possibilidade perigosa de que um carro possa derrapar.
- Use uma rota alternativa quando o acumulo de neve deixa apenas uma faixa estreita para os carros. Sempre assegure uma margem de distância para sua segurança.
- Conheça os sintomas iniciais de hipotermia; uma sensação de desorientação, perda da coordenação das mãos, fala confusa e dificuldade de caminhar. Se você estiver tremendo, procure logo um lugar quente.
- Não corra grandes distâncias sozinho em condições climáticas adversas. Observe se os seus companheiros de corrida apresentam algum sinal de problema provocado pelo frio.
- Remova a roupa molhada o quanto antes, pois ela aumenta o risco de algum problema provocado pelo frio.
- Lembre-se de que repor líquidos também é importante quando está frio.
- Considere uma outra forma de exercício quando as condições climáticas tornam a corrida perigosa.

Artigo retirado do site http://www.copacabanarunners.net/

Até amanhã

3 comentários:

  1. essa prova para mim só tem um plano... os primeiros 5 kms ir devagar ( sempre a subir) depois andamos uns 5 kms em recta com pequenas subidas e descidas, ate ao ponto apanhar uma subida brutal, ao 12 kms, depois é por a 5 marcha e descer ate ao cabo da roca. Adorei a prova, espero que corra tudo bem. abraços

    ResponderEliminar
  2. Descreveu muito bem a prova tb
    participei no ano passado,mesmo assim, obrigado pela dica.

    Saudações desportivas
    J.Lopes

    ResponderEliminar
  3. Eu também vou fazer essa corrida.
    Mas não vou ter ambições, a não ser terminar. E porque dizem que é um traçado muito bonito vou acompanhado da minha Máquifoto.
    Talvez nos encontremos por lá, se ver um boné amarelo talvez dê certo. Um abraço

    ResponderEliminar