A CORRIDA NÃO É SEMPRE PARA O MAIS RÁPIDO...... MAS PARA AQUELE QUE CONTINUA CORRENDO.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

CORRIDA DO ORIENTE 2008

CORRIDA DO ORIENTE
---
1 DE JUNHO DE 2008
---
10:00 h
---
PARQUE DAS NAÇÕES




As fotos de aquecimento



A animação

Uma namorada que conquistei







À espera do tiro




Partida, largada, fugida
ou
Que horas são?




Enquanto lá à frente já corriam a grande velocidade eu ainda tirava fotos


Uma chegada calma


Já um pouco inclinado para a frente



As laranjas
-------------------------------------
OS TEMPOS:
--
AOS +- 6 km: 30 min
--
NOS 10 Km : 51 min e 55 seg
----------------------------------
AS CLASSIFICAÇÕES:
--
NA GERAL: 620º
TOTAL DE ATLETAS (MASC.): 951
------------------------------------
NO ESCALÃO: 97º
TOTAL DE ATLETAS (MASC.) NO ESCALÃO: 147
------------------------------------
TOTAL DE ATLETAS ( FEMININOS ): 101
-------------------------------------
Desta vez cheguei cedo ao local da corrida no Parque das Nações eram 9:15 h, fui levantar o respectivo dorsal, a entrega foi rápida, sem filas e ainda deu para ver a animação junto da partida, feita por uma banda e uns gigantones, estava engraçada.
Não esqueci, um aquecimento ligeiro, porque não me podia cansar muito(ah ah).

O tempo estava fresco, bom para a prática da corrida, o percurso era plano com excepção de duas subidas muito ligeiras, pena é, que durante o percurso quase não vemos o rio Tejo, corremos pelas ruas, entre os prédios e não pelos caminhos à beira-rio, o que seria o ideal.

Tive um desempenho normal nesta corrida , concretizei-a sem grande esforço, mas quanto a aumentar o ritmo, é outra conversa, ainda corri os primeiros 2 kms em 9 min e 40 seg, mas depois fui baixando o ritmo e estabilizei na minha velocidade cruzeiro (+/- 5 minutos/km) e lá consegui concluir o percurso em 51 minutos.

Durante a maior parte do percurso fui acompanhado por uma atleta que faz o seu treino de fim de semana no Parque das Nações com vários colegas, na parte final faltavam uns 300 metros “passou-me”, não me esforcei, para a ultrapassar, algumas atletas passam-me sempre perto da meta, é a terceira vez.(risos)

Na chegada foi entregue um saco com uma camisola e um “cai-cai” para mulher claro, uma caneca, um saco com laranjas e uma garrafa de água.

A classificação ainda não foi colocada no site da prova, mas em +- 800 atletas devo ter ficado para cima do seiscentésimo lugar.

Foi uma corrida agradável, bem organizada, o tempo também ajudou, com dois abastecimentos, alguns obstáculos ao longo do percurso e piso empedrado a rever, introduzindo uma possível alteração do trajecto.
No próximo o ano lá estarei, se continuar a treinar.

Perguntas que ficam no ar:
Será que é benéfico para a saúde, atletas com 60 anos, correrem 10 km em 35 minutos ou 21 km em 1 hora e 10 minutos?
O que pretendem provar, com essa intensidade de esforço físico?
Até já

5 comentários:

  1. Em resposta às perguntas que deixou no ar respondo que cada indivíduo é único e não nos devemos pronunciar de ânimo leve.

    O que eu quero dizer é que pode ser mais benéfico (ou pelo menos, menos PREJUDICIAL) um indivíduo dessa idade fazer essas marcas, do que um mais jovem fazer um tempo mais alargado. Cada caso é um caso e pessoalmente não gosto de generalizar.

    Agora a "sua" corrida do Oriente: partilho da sua opinião que é uma pena com o Tejo mesmo ali ao lado e andarmos no meio dos prédios! Não é prova que goste. Fui lá 2 vezes e chegou.

    nota: gosto das fotos do "aquecimento": mas o José está a fazer posse para a fotografia, não me parece que estivesse mesmo a aquecer... confesse lá! (não leve a mal a brincadeira, por favor)

    E pronto! Do outro lado do rio corria eu a mesma distância bem colada ao Tejo, e fiz 58 minutos! Pronto, se tivesse ido a Alcochete para além de ter corrido ao lado do Tejo, tinha ficado à minha frente, já viu?

    Um beijinho e faça favor de treinar, que eu quero ver se faço o mesmo.

    Ana Pereira

    ResponderEliminar
  2. Para a Ana Pereira:

    O aquecimento era para tirar mais fotos e não para a corrida(ah ah )

    Quanto aos tempos 35min e 1h 10s nos 10 km e meia maratona respectivamente, dos atletas de 60 anos , isso daria para um debate demorado com médicos e especialistas da corrida e talvez não chegassem a uma conclusão.


    Das brincadeiras não levo a mal até gosto, é sinal que estamos vivos e com saúde.

    Bjs

    J.Lopes

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,

    Podem os colegas corredores, disser onde posso encontrar a classificação da Corrida do Oriente 2008, visto esta ainda não estar disponível no site oficial?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Está disponível no site da revista atletismo - XISTARCA

    Com os cumps
    saudações desportivas
    boas corridas
    J.lopes

    ResponderEliminar
  5. esta foi a minha 3.ª corrida
    Corrida do oriente 2007 - 49,40 m, a meia da ponte 25 Abril 1h, 49 m Corrida do Oriente com 47,20 m.
    Tenho lido e pesquisado bastante sobre atlestimo e conversado com alguns pro. Penso ainda ter uma margem de progressão bastante razoável. Para além de fazer (raros) treinos acompanhado com pessoal com ritmo de treino na casa dos 4,40/km e fazê-lo sem dificuldade, posso melhorar alimentação, métodos e carga de treino, etc.
    Mas obviamente também sou atacado pela falta de motivação e para mim com 37 anos, ver atletas com 50, 60 anos fazerem tempos fabulosos ou mantêm índices de participação elevados (como o dono deste blogue)
    é a melhor motivação.

    um abraço a todos e boas corridas

    ResponderEliminar