A CORRIDA NÃO É SEMPRE PARA O MAIS RÁPIDO...... MAS PARA AQUELE QUE CONTINUA CORRENDO.

domingo, 27 de maio de 2012

6ª CORRIDA DO GUINCHO (Entre a Serra e o Mar)

27 de maio de 2012

10:00 h

12 km e 500 metros

Janes

Hoje foi o meu batismo numa prova de trail, com início em Janes junto da Malveira da Serra, na zona de Sintra/Cascais e a meta instalada no mesmo local da partida em Janes, junto da sede do clube Desportivo da localidade.
Cheguei cedo a Janes perto das 8:30 h,  fui levantar o dorsal, desci a rua e procurei um café aberto àquela hora e encontrei, bebi um cafezinho para dar “força” para o que aí vinha.

De seguida dirigi-me para o carro onde estive a "fazer tempo" para a hora da  partida, ouvindo uma boa música da M80, a minha estação de rádio favorita.

Perto das 9:30 h saí do carro, coloquei o dorsal, vaselina nos mamilos :):) e lá fui para o local da partida.

Antes da partida, encontrei um colega de profissão e de “futeboladas” com quem estive a pôr a conversa em dia.

Deparei também com o Mário Lima que iria acompanhar um casal amigo ao longo da corrida, , voltei a encontrá-lo numa das subidas do percurso.

A corrida iniciou-se em piso de alcatrão mas logo virou à direita para um trilho de piso de terra batida, começou a descer com muitos atletas para a largura do trilho não se podia correr mais depressa porque não havia passagem, o piso era neste local com muitas altos e baixos e pedras pequenas, passou-se por um túnel onde deveria correr a água de um ribeiro mas por sorte a nossa estava seco.

Continuou-se a correr num trilho que alargou e melhorou o piso, mais à frente os trilhos junto ao mar perto da Praia do Abano, eram bons para correr, mas apertados, tinha de se correr em fila “indiana”, desceu-se e começou a subir, aí pela 1ª vez comecei a andar, a partir daqui as subidas acentuaram-se e ora andava nas subidas ora corria nas descidas e em trilho plano..

Até que encontrámos a tal “parede” a qual subi a andar eu e todos os atletas que iam à frente e a atrás.

A partir daqui tornou-se a corrida mais fácil,  umas ligeiras subidas e várias descidas uma delas muito engraçada a passar por entre  uma vegetação cerrada.

Para uma primeira participação numa prova de trail considero que não me correu mal, gostei de participar, principalmente do contato com a natureza, o silêncio, as paisagens, os trilhos diversificados.

Só não gostei das subidas (detesto correr a subir) mas como esta era uma prova de montanha as subidas teriam de fazer parte do seu percurso.

Mazelas: uma ligeira torsão num pé, nada que o gelo e reumongel, não cure depressa e uma queda de mãos no chão (o batismo) sem qualquer marca a não ser a recordação.

Ofereceram  um saco com água, uma maçã, um pão com chouriço, um sumo e uma camisola.

Classifiquei-me em 352º lugar num total de 453 atletas chegados à meta.
( novo máximo de atletas na meta, numa corrida de montanha em Portugal , segundo a organização)

Demorei a percorrer estes difíceis km o tempo de 1 hora 25 min e 17 seg.

Aos 3 km  reparei que o relógio estava parado devo ter dado algum toque na tecla, porque ao iniciar a corrida lembro-me de o ter ligado.

AS IMAGENS

A "parede"
(fotos do José Carlos Melo)

A foto com a camisola oferecida

O VÍDEO DESTA PROVA
(Retirado do youtube de Pedro Nuno Sequeira)

O registo dos dados do meu desempenho nesta corrida (trail), faltando perto de 3 km e 300 metros

A organização desta prova esteve cargo da Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira e Junta de Freguesia de Alcabideche, com apoio da Câmara Municipal de Cascais, Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e Terras de Aventura.