A CORRIDA NÃO É SEMPRE PARA O MAIS RÁPIDO...... MAS PARA AQUELE QUE CONTINUA CORRENDO.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

26ª MARATONA DE LISBOA

4 de Dezembro de 2011
9 horas
42 km e 195 metros


E o sonho tornou-se realidade
“Participei e terminei uma Maratona”

Ainda estou neste momento a saborear a participação nesta prova.


Realizou-se no passado Domingo a Maratona de Lisboa, decorrendo também a estafeta de 4 x 10 km e a Meia Maratona, esta com a partida na zona de Santos.

A partida da Maratona foi dada às 9 horas, junto do Estádio 1º de Maio – Inatel, além dos portugueses em maioria, participaram também muitos atletas de várias nacionalidades, penso que com a predominância da nacionalidade espanhola.
Esta maratona na minha modesta opinião tem dois pontos negativos no seu percurso a ida a Algés e retorno, torna-se monótono por ser quase uma repetição do percurso e a subida da Almirante Reis  no final, quando os atletas já vão em défice físico.
Muitos pontos de abastecimento ao longo do percurso, com bananas, laranjas, marmeladas, águas e barras de cereais, mas nenhum com garrafas isotónicas, deve ser da crise.

Para um dia de Dezembro a temperatura estava amena, muito boa para correr.

Comecei a preparar esta Maratona logo a partir de Setembro, mesmo não sabendo ainda se iria participar, segui um plano encontrado na Net, e cumpri-o quase à risca com a exceção dos treinos de 30 km ou 3 horas a correr, indicava 4 destes treinos longos.

Por ser uma novidade a participação numa prova tão longa, pesquisei e segui algumas das informações que fui recolhendo da Net e também as dicas de atletas mais experientes, em que não havia consenso se deveria fazer os tais treinos longos de 30 km ou não, resolvi pelo processo mais cómodo, não os fiz.

Segui também as indicações destes atletas mais experientes, quanto à dieta na última semana, com a segunda, terça e quarta pobres em hidratos de carbono e a quinta, sexta e sábado ricos em hidratos de carbono e açucares, com muita água e algumas bebidas isotónicas.

Por isso quando me dirigi para o local desta corrida ia calmo com a sensação de ter cumprido todo o trabalho necessário a montante da participação nesta maratona.

Foi uma corrida quase sem história, tal foi a forma fácil como foram sendo ultrapassados os km, ia inserido num grupo formidável em que a alegria predominava, juntamente com as conversas e as piadas.

Ao longo do percurso iam aparecendo amigos que se iam juntando aqui e ali, para com a sua companhia nos darem a necessária força anímica

Do meu desempenho corri sempre num ritmo confortável quase constante, o ritmo muito semelhante a todos os componentes do grupo, refiro ainda duas paragens (a caminhar)que fiz, uma junto do abastecimento no Cais Sodré e outra na zona da Praça da Figueira, foi ao chegar ao km 37 no início da “maldita” Avenida Almirante Reis, que comecei a caminhar queria correr mas as pernas pesavam, aliás eu já vinha com aquele pensamento”quando chegar à Almirante Reis começo a caminhar” devo ter um síndroma relativo a esta subida raramente a faço a correr.

Foi durante o início desta subida que perdi o contacto com os atletas ( Henriqueta Solipa e Mário Lima ) que me fizeram companhia desde o início da prova, eles bem tentaram “puxar” por mim, só faltou empurrarem-me pela avenida acima, mas não conseguiram fazer com que retornasse a correr.

Percorri esta subida de 3 km a caminhar, até ali tinha tido uma prestação muito boa penso eu, para uma primeira incursão neste tipo de prova tão longa.

Mas não pensem que era o único a caminhar durante os mais de 15 minutos que demorei a chegar à Praça do Areeiro, muito poucos passaram a correr, iam quase todos a caminhar, com muitos estrangeiros a utilizar este processo para ultrapassar aquela longa subida, passaram também a correr e a caminhar os outros dois atletas do grupo inicial, o Carlos e o Jorge Almeida.

Quando estava a terminar a subida passou por mim a correr outro atleta conhecido o Joaquim Adelino a quem saudei, pouco depois ao chegar ao abastecimento dos 40 km, lá estava ele à minha espera, para juntos fazermos os 2 km e 195 metros que faltavam e foi num bom ritmo que galgámos estes últimos km, aparecendo ainda quando faltavam aí uns 500 metros o António Almeida a dar-nos o seu apoio correndo ao nosso lado.

Foi este trio que chegou perto da entrada do estádio afastando-se aí o António Almeida e juntando-se o Mário Lima que esperava à mais de 15 minutos, pois tínhamos combinado atravessar a meta juntos e foi o que fizemos juntamente com o Joaquim Adelino.

Senti uma enorme alegria ao concluir esta Maratona e disse assim que terminei que não me voltava a meter noutra, mas hoje após o rescaldo desta aventura, parece que já estou a pensar de maneira diferente.

A recuperação foi uma surpresa para mim, pensava que ia ficar todo “preso de movimentos” e não foi isso que aconteceu estou impecável, descansei hoje, mas amanhã já recomeço a correr, os treinos realizados também servem para isso para uma recuperação mais rápida.

Os agradecimentos:
À minha família pela paciência que tem em me aturar com estas “coisas” das corridas.

Aos amigos pelos incentivos deixados no Blogue e na página do Facebook

Ao Mário Lima pela paciência e  apoio prestado durante toda a corrida e pelos incentivos para correr, nos momentos em que comecei a caminhar. Pela espera junto ao estádio para terminarmos juntos.

À Henriqueta Solipa pela espera e pelos incentivos para correr, no início da Avenida Almirante Reis.

Ao Joaquim Adelino pela companhia nos últimos dois km e pela água oferecida.

Ao António Almeida pelo apoio e felicitações que nos deu junto do estádio.

Ao Carlos ao Jorge Almeida e ao Ivo Rosa pela agradável companhia ao longo daqueles km.

Ao Paulo Lapão pela disponibilidade demonstrada em nos acompanhar durante vários km.
.
Aos companheiros que se foram juntando ao grupo e com isso ajudando a que os km fossem menos monótonos.

Aos Atletas do C.A.Patameiras pela companhia nos treinos e pelos conselhos sobre a forma de enfrentar esta prova nomeadamente do Albino Tomás.

O que menos importa para mim a classificação:

Classifiquei-me no 1171º lugar com o tempo de 4 horas 38 minutos e 34 segundos
Total de atletas: 1334

Tempos:
 aos 10 km: 59 minutos e 34 segundos
 à meia maratona : 2 horas e 5 minutos
aos 30 km: 3 horas
AS IMAGENS
























Fotos de Egas Branco, Carlos Lopes e Henriqueta Solipa

O vídeo a "cortar" a meta com dois grandes atletas:
http://www.myvideofinish.com/home/childPages/show_videoAthlete.aspx?r=118139


O registo dos dados do meu desempenho nesta Maratona:


Até à próxima corrida

12 comentários:

  1. Muitos parabéns por este grande feito!!!

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns “Maratonista José”. Felicito igualmente todos os que o apoiaram.
    Votos de boa recuperação.
    Luís Mota

    ResponderEliminar
  3. Parabéns maratonista, bem vindo a este admirável mundo da maratona.
    Fiquei imensamente feliz pela tua conquista.
    Boa recuperação.
    Grande abraço.
    Com admiração,
    António Almeida

    ResponderEliminar
  4. Parabéns amigo José pelo feito de completar uma Maratona e agora ainda mais com a vontade de voltar a repetir. A Maratona é assim mesmo, tudo se altera para nós depois de uma tentativa bem sucedida, todos aqueles que ainda não viveram esta experiência nunca irão descobrir as capacidades de sofrimento a que somos capazes de chegar numa corrida como a Maratona, depois sim, crescemos e o sentimento orgulhoso deste feito que fica para sempre.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. José Lopes tive um prazer muito grande em correr contigo. Fiquei mesmo muito contente por termos conseguido estar todos juntos como inicialmente combinámos.

    às vezes queremos e não se proporciona, mas desta vez correu muito bem.

    Espero fazer muitas provas a teu lado.

    Boa recuperação.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Parabéns José Lopes,

    Uma grande prova, o "barco" chegou a bom rumo!

    Forte Abraço e que venha a próxima:-)

    ResponderEliminar
  7. caro zé,

    já podes dizer:sou maratonista! por direito próprio e merecido. disfruta o momento.

    abraço e até breve.

    ResponderEliminar
  8. Olá José Lopes;

    Parabéns por ter feito esta grande aventura desportiva. É sempre muito gratificante o apoio familiar e dos amigos.

    O resto...o resto agora é inscrever já para a próxima maratona e disfrutar da mesma forma que agora fez.

    Eu já estou a treinar para a minha 3a maratona, que vai ser em Roterdão.

    Um abraço...e boa recuperação.
    dos Xavier's

    ResponderEliminar
  9. José Lopes

    Foi com imenso orgulho o ter sido teu 'padrinho' nesta tua primeira Maratona.

    Foi uma corrida da tua parte muito bem conseguida, sempre num passo certo demonstrando uma boa preparação física que te levaria sem problemas até final não fosse aquela 'maldita' subida que pelo que li, é o teu 'calcanhar de Aquiles'.

    :)

    O ser-se 'padrinho' não significa rebocar o 'afilhado', é completar a prova ao lado dele sentindo que aquele momento perdurará até à Maratona seguinte.

    És um Maratonista. Conseguiste concretizar o teu sonho, agora depende de ti continuar ou não. Espero que sim. Foi graças a ti que voltei a fazer os 42,195 km.

    Irei ver-te de novo a meu lado de certeza numa outra Maratona e sentirei que a partir desta todas as que vierem, serão ultrapassadas com êxito.

    Um Grande Abraço!

    ResponderEliminar
  10. Parabéns José Lopes, é como diz, o importante é chegar ao fim e não é para todos...Bons treinos e boas corridas. Um abraço!

    ResponderEliminar
  11. Muitos Parabéns José Lopes! Já é um Maratonista! E esse ar feliz... que bom! Só podia! Que seja a 1ª de muitas!

    Uma boa recuperação agora e para o ano quem sabe, se embarcarei numa aventura dessas também...

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns! Também foi um dia especial para mim. Completei a minha primeira meia.

    ResponderEliminar