A CORRIDA NÃO É SEMPRE PARA O MAIS RÁPIDO...... MAS PARA AQUELE QUE CONTINUA CORRENDO.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

XII GRANDE PRÉMIO DO ATLÂNTICO

13 de Fevereiro de 2011
10:00 h
10 km



Saí de casa com o tempo a mostrar má cara, chovia ligeiramente, ouviam-se ao longe os sinos da Igreja de Famões a chamar os fiéis para a missa.

Mesmo com este tempo o gosto pela corrida encaminhou-me para a Costa da Caparica, cheguei eram 9:20 h e fui levantar o dorsal, debaixo de chuva abundante estive na fila 15 minutos, no local já se encontravam muitos atletas, ainda fui colocar o fato de treino no carro .

 Foi uma corrida organizada pelo Núcleo Sportinguista da Costa da Caparica com apoio técnico da Xistarca.

Quando cheguei ao local onde pensava que seria a partida avisaram-me que esta era noutro sítio, afastado dali uns 400 metros.

Na partida estava instalada a confusão os primeiros atletas a chegarem ocuparam toda a largura do arco insuflável, os que chegavam mais tarde não conseguiam passar para trás do referido arco devido a não haver outro caminho.

Tiveram que dar o tiro (buzina) de partida com alguns atletas atrás da linha e outros como eu à frente dessa linha.

Se a partida fosse colocada num local mais largo nada disto teria acontecido, a organização desta corrida já tem experiência suficiente para não cometer erros destes, talvez devido ao elevado número de atletas participantes este ano a levasse a praticar este erro.

Com esta confusão até me esqueci de ligar o relógio, quando o liguei já tinha percorrido uns 600 metros.

Sempre acompanhado pela chuva percorri em bom ritmo os primeiros 5 km, quando iniciei o percurso no pontão com os restaurantes do lado esquerdo e o mar do lado direito, com os pingos de  chuva que pareciam agulhas a picarem em todo o corpo descoberto, devido também ao vento lateral e ao aparecimento de zonas com areia, o meu ritmo baixou.

Apesar destas contrariedades gostei da minha prestação nesta prova, tendo concluído mais uma vez sem qualquer cansaço e demorado 53 minutos e 31 segundos  a percorrer os 10 km.
A classificação na geral : 803º num total de 1319 atletas
A classificação no escalão  (55-59): 86º  num total de 134 atletas.

No final debaixo de chuva entregaram-nos um saco com uma camisola, uma garrafa de água e uma medalha de participação

Foi uma prova com um percurso fácil ,quase totalmente plano e  que "convidava" a correr.

Nos 4 anos que levo de  participação em corridas populares esta  foi  a prova onde encontrei as piores condições meteorológicas (Chuva "tipo agulha", vento e frio).

Apesar da partida atribulada atrás referida a organização desta prova esteve bem quanto aos  km marcados, ao abastecimento aos 5km, ao trânsito cortado  e no final a entrega dos sacos foi rápida.
Não esteve tão bem ao não colocar WC à disposição das pessoas e um local para os atletas num dia chuvoso como o de hoje, trocarem de roupa.
.
Para o ano estarei presente se a saúde e a motivação me deixarem.



Com os agradecimentos ao Joaquim Cardoso da R4F por esta foto


Classificação em : Xistarca

Os dados do meu desempenho nesta prova:
.

Até já

2 comentários:

  1. Olá José Lopes;

    Parabéns, pela participação e resultado obtido, em mais esta prova.

    Essa partida é bem típica de organizações em Portugal. Afinal o chip serve só para verificar o tempo da chegada e não do tempo gasto do percurso, pois não fazem a medição na linha de partida.
    Já participei numa dessas em Portugal e não compreendi a "luta" para estar o mais à frente possível, só depois no final descobri.

    É pena que não se faça a medição total e evitava-se esse tipo de atropelos e dos mais estressados.
    Falo desta maneira porque, por estas bandas, as provas têm sempre uma medição completa, e tudo decorre às mil maravilhas.

    Um abraço
    dos Xavier's

    ResponderEliminar
  2. José

    É sempre a mesma coisa relativamente a provas destas. O chip é para decoração.

    Houve meninos que ficaram num café e quando se aperceberam que o pessoal estava a chegar meteram-se a fazer corridinhas atrás das arcadas e depois juntaram-se a um grupo mais intenso que por lá passou.

    Mas o problema não é só da Xistarca é da falta de respeito que muitos corredores têm. Isto é como um jogo de futebol, se os adversários se respeitarem o árbitro nem se nota (embora hajam alguns sempre mais vaidosos que gostam de aparecer pelos piores motivos). Corremos, apanhamos com o mau tempo, acabamos. Dormimos descansados.

    Pena não te ter visto.

    Abraços.

    ResponderEliminar