2ª S.SILVESTRE DE LISBOA
27 de Dezembro de 2009
18:03 h
10 km
------------------------------------------------------------------
Percurso: A Corrida São Silvestre de Lisboa, 10 KM, iniciava na Praça do Rossio (sentido ascendente), Praça dos Restauradores, retorno após a Praça e regresso à Praça do Rossio, Rua do Ouro, Rua do Arsenal, Rua Bernardino Costa, retorno na Praça Duque da Terceira (Cais do Sodré), Av. Ribeira das Naus, Av. Infante D. Henrique, Campo das Cebolas, Rua da Alfândega, Rua da Prata, Praça do Rossio. A segunda volta segue pela Praça do Rossio, Praça dos Restauradores, Av. Liberdade, retorno antes da Praça do Marquês de Pombal, Av. da Liberdade (sentido descendente), Praça dos Restauradores, Praça do Rossio, Rua do Ouro, Rua do Arsenal, Rua Bernardino Costa, retorno na Praça Duque da Terceira (Cais do Sodré), Av. Ribeira das Naus, Av. Infante D. Henrique, Campo das Cebolas, Rua da Alfândega, Rua da Prata, entrada em direcção à meta instalada na Praça do Rossio.
----------------------------------------------------------------------------
Quando ele no dia 23 de Dezembro, foi levantar o dorsal , estacionou o carro distraidamente num local impróprio, ao regressar tinha no "pára-brisas" uma multa, apesar de ter pago o estacionamento.
Chegou cedo ao local de partida, no Rossio, eram 17 horas, deu umas voltas por ali para observar todo aquele movimento de atletas maioritariamente vestidos com uma camisola de cor amarelo "fluorescente", oferta da organização, desta prova desportiva.
Com o aproximar da hora da partida, fez um ligeiro aquecimento (corrida e alongamentos) junto do chafariz do Rossio, sentia-se bem, apesar de triste, devido a um acontecimento no início da semana , que não vem agora para aqui.
Dirigiu-se para o local da partida e entrou para a zona dos sub-60, aguardou pelo tiro de partida, ouvindo o “animador de eventos” dizendo que algumas atletas, iriam partir primeiro com uma diferença de 3 minutos e alguns segundos (a mesma diferença, do ano passado entre o primeiro atleta masculino e a primeira atleta feminina), em relação ao restante pelotão. Logo se ouviram em redor dele, vozes discordantes, continuando o “animador” a usar termos como guerra dos sexos e eles irão dar-lhes caça. Tentou abstrair-se do mar de gente barulhenta em seu redor e pensou, as mulheres não precisam destes “favores” para mostrar, que dentro em breve, correrão à mesma velocidade que os homens. continuando a pensar agora nas palavras utilizadas pelo “animador”, como não sendo as mais correctas, num tempo em que existe igualdade de direitos, de pessoas dos dois sexos.
A partida demorava, ouviram-se alguns assobios de descontentamento.
O aglomerado de atletas começou a movimentar-se, para passarem debaixo do arco, às 18 horas e 3 minutos, (não verifiquei a hora certa), eram um número próximo dos 3100 atletas.
Começou a correr e nos Restauradores, não tinha ainda percorrido 300 metros, devido a uma saliência no alcatrão, poisou mal o pé esquerdo e torceu-o, sentiu a dor, pensou em desistir, continuou, pensando que a dor iria desaparecer.
A dor não desapareceu totalmente, mas continuou a correr, aguentando aquele pequeno mal estar.
Sentia um estranho cansaço , talvez por ter treinado tão pouco nestas últimas semanas ou por estar a correr no final do dia ou porque já conta com 56 Primaveras e o físico com esta idade já não responde como queremos ou umas vezes responde e outras não.
Fez esta corrida sempre em grande dificuldade física, principalmente na subida da Avenida da Liberdade que foi percorrida em grande esforço.
Na saída da Rua da Betesga chocou com uma senhora, que resolveu atravessar a rua no instante em que ele por ali passava e ía a correr em piloto automático.
O último kilometro foi-lhe penoso, mas, conseguiu concluir,embora muito cansado.(ver foto)
Uma boa organização , excepto aquela partida com descriminação de sexos e as palavras do animador, o restante esteve bem, o abastecimento e a entrega da medalha foi rápida sem grandes filas (Os organizadores do G.P. do Natal, poderão retirar daqui alguma aprendizagem).
Ficou admirado com tantas pessoas a assistir ao longo do percurso, o que não é habitual nestas corridas populares, talvez tivessem ido acompanhar os atletas ou para verem as iluminações do Natal e aproveitaram para presenciar o desenrolar da corrida, foi agradável.
Ficou admirado com tantas pessoas a assistir ao longo do percurso, o que não é habitual nestas corridas populares, talvez tivessem ido acompanhar os atletas ou para verem as iluminações do Natal e aproveitaram para presenciar o desenrolar da corrida, foi agradável.
Devido à facilidade com que correu os 10 km do G.P. do Natal, ele abordou esta corrida com uma grande confiança e à vontade. No final não se revelou como teria pensado inicialmente.
Os dias que restam deste ano, irá descansar, não participará em mais corridas. Só correrá em treinos.
A próxima corrida em que participará será no dia 24 de Janeiro de 2010, no XXI Grande Prémio do Fim da Europa - Sintra -Cabo da Roca- 17 km, onde já está inscrito.
Corra mal ou corra bem, ele não desiste.
Classificação: 2556º
Total de atletas:3065
Total de atletas:3065
Tempo:
aos 5km: 30:25
aos 10km: 01:02:21
No escalão de veteranos 4: 168º Total 192
A terminar com um aspecto cansado
Classificação em: http://www.saosilvestredelisboa.com/
Fotos em: http://www.ammamagazine.com/
Até já
Olá José!
ResponderEliminarUma excelente presença com a descrição na primeira pessoa.
Um bom lema o seu. Corra bem ou corra mal não desiste. Parabéns!
Uma bom ano de 2010,
Luís Mota
Olá José.
ResponderEliminarPela fóto até está excelente! mas de facto foram azares a mais, o antes e durante a corrida. Mas deixe lá o Ano está acabar e o Novo certamente irá trazer-lhe coisas melhores e novas, são esses os meus desejos para si e para os seus.
Abraço.
Olá José Lopes!
ResponderEliminarEstá muito bem, e a prova disso é a chegada à Meta, principal objetivo de todos nós, eu também tenho treinado pouco (nada) e a prova podia ter corrido pior, se não chegasse à META!
Um abraço e continuação dessa Força interior e espirito de sacrifício, pois o 2010, será certamente melhor!
Força e Bom 2010
De facto, vem com um ar cansado... mas ainda assim participour e acabou. Parabéns!
ResponderEliminarDia 24, lá nos encontraremos.
Um abraço
Ana Pereira
Obrigado
ResponderEliminarao Luís Mota, Joaquim Adelino, Joaquim Ferreira e Ana Pereira pelas palavras incentivadoras.
desejo a todos um ano de 2010 cheio de "coisas" boas e de participação em muitas corridas.
Com os cumps
J.Lopes
Olá José
ResponderEliminarEscrever como se fosses um heterónimo de ti é uma forma de observares a ti mesmo e tudo aquilo que te aconteceu como se não fosses tu mas um outrém que corria por ti.
É muito azar numa prova que eu considero como uma das melhoras provas organizadas em Portugal (não têm é a culpa das obras que nunca mais acabam, para gáudio de quem quer deixar obra e deixa é obras).
Mas as últimas palavras do teu heterónimo são de esperança e sei que se um diz que nunca mais irá correr o teu outro eu dirá para voltares à estrada.
Espero de novo ver-te com um sorriso no rosto a percorreres no novo ano o Grande Prémio do Fim da Europa.
Até lá tudo de bom e um Bom Ano 2010.
Abraço!
Olá José
ResponderEliminaro que importa é que continua a correr e a tirar prazer disso, espero continuar a ver o amigo nas provas.
Obrigado pela simpatia, companhia e amizade neste 2009 que agora termina.
Grande abraço.
António Almeida
Olá Mário Lima e António Almeida
ResponderEliminarObrigado pelas mensagens encorajadoras de continuidade nesta actividade desportiva.
Vou agora retemperar as forças para começar bem o Ano 2010 .
Desejo-lhes um bom ano de 2010 quer a nível pessoal quer a nível desportivo, na companhia das pessoas de quem mais gostam.
Boas corridas de S.Silvestre se é que irão participar nos Olivais ou na Amadora.
Com os cumps
J.Lopes
José Lopes,
ResponderEliminarFoi um ano intenso! Está na hora de carregar baterias e preparar o novo ano.
Feliz 2010!
Olá José Lopes!
ResponderEliminarEsta foi uma prova que correu menos bem, mas decerto que em 2010 haverá mais oportunidades e mesmo com o "encontro" com a srª. que decidiu atrevessar a rua fez uma boa prova,e apesar do cansaço consegui concluir a prova o que é sempre de salutar.
O desejo de um 2010 próspero e em pleno para si, amigos e familiares, e no dia 24/01, lá estaremos numa das mais belas corridas em Portugal.
Obrigado, por ter-me apoiado quando passou por mim, dizendo o meu nome.
Um abraço
Ao Pedro Ferreira e Fábio Dias obrigado por terem passado por aqui a gradecer as palavras deixadas ao longo do ano que agora termina.
ResponderEliminarDesejo que tenham uma Ano de 2010 com tudo de bom na companhia de familiares e amigos e claro com a participadção em muitas corridas.
O Pedro Ferreira ainda não tive o prazer de o conhecer pessoalmente, talvez numa próxima corrida.
com os cumps
J.lopes
Olá sou Isilda Barradas participei pela segunda vez na S.Silvestre de Lisboa e tive o prazer de correr três quilómetros com a grande atleta Rosa Mota e conversamos sobre o percurso que era espectacular.A organização tá de parabens pois adorei a prova e este ano não houve atropelamentos no final.Bem haja e contem sempre comigo para a S.Silvestre. Um bom Ano 2010 e obrigado
ResponderEliminar