A CORRIDA NÃO É SEMPRE PARA O MAIS RÁPIDO...... MAS PARA AQUELE QUE CONTINUA CORRENDO.

domingo, 11 de março de 2012

CORRIDA DAS LEZÍRIAS - 2012

11 de março de 2012

10:30 horas

15 km

Vila Franca de Xira






Ontem corri pelas ruas de Vila Franca de Xira e pela zona rural circundante, a lezíria ribatejana, debaixo de um sol quente, participei na Corrida das Lezírias.

Esta corrida foi organizada pelo Câmara Municipal de Vila Franca de Xira com o apoio técnico da Xistarca.

Com um percurso com dois pontos de maior dificuldade a subida de acesso à ponte na ida e na volta, o piso em algumas partes apresentava-se algo irregular, mas nada que dificultasse muito o desempenho dos atletas.

Algum pó levantado pelos atletas, foi outra das contrariedades, assim como em algumas partes do percurso (nos caminhos na lezíria) a  aglomeração de atletas, não deixava manter um ritmo constante.

Num dia que se apresentou quente, deveria ter havido pelo menos mais um abastecimento, o segundo abastecimento estava muito afastado, (encontrava-se perto dos 12 km).

Após cortar a meta, quando cheguei à zona de entrega do saco/mochila  (continha uma camisola, uma medalha e umas revistas), já não haviam bebidas isotónicas. A entrega de uma garrafa de água também foi complicada tivemos de estar algum tempo numa fila.
.
Apesar destes situações negativas , considero que esta corrida deve fazer parte da minha programação anual, voltarei.

O meu desempenho foi eficaz, porque consegui adaptar o ritmo mais adequado para chegar ao fim em boas condições físicas e foi o que aconteceu, terminei esta prova pouco cansado, recuperando logo em seguida, apesar de em alguns momentos ao longo do percurso, sentir vontade de andar, mas resisti sempre.

Fiz todo o percurso desta prova a correr, o que nunca tinha acontecido nas participações anteriores, no retorno começava a andar na subida de acesso para a ponte.

No ritmo em que ia correndo e controlando pelo relógio ( tinha de ir fazendo algumas contas de “cabeça” pois liguei-o já depois de ter percorrido 2 km e 200 metros ) parecia-me que iria terminar com um melhor tempo, mas não foi o que aconteceu, paciência.

Quando terminei esta corrida fiquei com uma sensação estranha, que ainda não me tinha acontecido, pelo menos após terminar uma corrida, senti que estava farto de correr, não queria correr mais, surgiu-me a ideia de abandonar a corrida, enveredar por outra modalidade desportiva.

Será desmotivação?

Será cansaço físico ou mental?

Não sei, vou deixar passar alguns dias, para ver se volta a vontade de correr, se não voltar terei de repensar a minha vida desportiva nesta fase de veterano.


-----------------
.
Tempo demorado: 1 hora 29 minutos
-----------------------
Classificação:1299º
Total de atletas: 1711
--------------------------
Classificação no escalão M55-59: 120º
Total de atletas no escalão M55-59: 152



AS IMAGENS

O Rio Tejo
.


Antes do início de mais uma corrida



A partida



Os campinos permaneciam ao longo dos trilhos na lezíria



Aos +-14 km e 500  metros
.
A caminho da meta
(foto de António Melro Pereira na A.M.M.A )






Na meta




A medalha




O dorsal e  a medalha



No registo do meu desempenho nesta corrida faltam 2 km e 200 metros
 porque só reparei que não tinha ligado o relógio quando já estava cima da ponte
.
fotos em: AMMA

Até amanhã

3 comentários:

  1. 1h29! Muito bom! Já lá vai o tempo que íamos quase a par e passo (nessa corrida) e ainda não nos conhecíamos. Agora, este ano, fiquei um bocadinho mais atrás....

    ResponderEliminar
  2. caro zé,
    variar é a chave para combater a saturação. após a maratona de sevilha fiz um interregno de 3 semanas na corrida, para recuperar física e mentalmente. andar, pedalar, nadar, tudo contribuí para manter a forma.
    abraço e nunca desistas.

    ResponderEliminar
  3. olá José Lopes;

    nunca abandonar, talvêz remodelar algumas coisas de forma treino, talvêz dos locais de treino, e ter outras opções desportivas pelo meio. A vida é mesmo assim por vezes existem momentos em que a "máquina" nos dá algum sinal e temos de saber ler o que ela nos diz.

    Força amigo....!!

    Um abraço dos Xavier's

    ResponderEliminar