25 de Setembro de 2011
10:30 h
Ponte Vasco da Gama - Parque das Nações
21,095 km
Ontem eram 8 horas e dez minutos estava a entrar no autocarro junto da Gare do Oriente no Parque das Nações, para efectuar o percurso até ao local da partida na ponte Vasco da Gama, demorou esta viagem perto de 20 minutos.
.
Tive de esperar 2 horas em cima da ponte para o tiro de partida desta Meia Maratona de Portugal, umas vezes sentado no chão, outras vezes nas filas do”chichi” .
Levei duas camisolas com receio do frio o que não se veio a verificar, até estava muito calor, uma delas tive de a colocar no caixote do lixo, como estava previsto.
Foi a primeira vez em que participei nesta Meia Maratona, tendo participado por duas vezes na mini maratona.
.
Milhares de atletas de vários níveis a participarem na mini e na Meia Maratona de Portugal.
Mais atrás do início da Meia Maratona, estava a partida da mini maratona, uma corrida ou caminhada com a distância de 8 km.
Verifiquei que algumas pessoas pagam para a Meia Maratona e vão a caminhar ( vi os dorsais) fazendo barreira logo no início aos que vão a correr.
Correu-se 21 km debaixo de um calor abrasador devido a isso o meu desempenho foi afectado.( não suporto o calor a correr).
Até ao 16º km ainda corri normalmente para o meu nível, a partir desse km deu-se uma quebra acentuada e tive de andar por diversas vezes.
Não estava cansado, mas as pernas não respondiam e a cabeça também não queria dominar o movimento do corpo.
No fim de semana anterior passei no mesmo local a correr, percorrendo 20 km sem qualquer problema, devo ter algum Síndroma de corridas em competição ou com muita gente :):).
Terminei esta Meia maratona em grande dificuldade física.
Mas não estou desanimado esta corrida já é passado, pois já estou a pensar na próxima .
Com o tempo oficial de 2 horas e 16 minutos
Tempo no retorno: 1 hora e 13 minutos ( ao 13º km ou 14º km )
Total de atletas : 3345
Os dados desta minha Meia Maratona:
.
.
As imagens
.
fotos da AMMA
Fotos do Joaquim Adelino
Até já
Olá Amigo José,
ResponderEliminarInfelizmente também não me dou bem com o calor e o mei desempenho na meia maratona da ponte 25 de Abril foi exactamente igual, até ao 16 km andei bem e ia para um tempo estimado de 1:45 / 1:50 mas devido ao calor "acabou a gasolina" e desisti...
O importante é não desistir e continuar a treinar rumo ao objectivo...força!
Olá amigo
ResponderEliminarhá que manter a motivação em alta, ontem penso que não foi fácil para ninguém (pelo menos para quem não se dá muito bem com o calor), também acreditei fazer um bom tempo e no final tive que me contentar com um tempo quase igual ao que fiz nas "rampas) há 15 dias, elucidativo não?
Boas corridas e força neese treinos.
Abraço,
António
caro josé, parabéns pelo esforço. eu já desisti de participar nestes mega-passeios, pois cheguei à conclusão que uma prova onde se espera mais pela partida do que a completá-la não acrescenta qualquer valor em termos de treino. daí que "pontes" só mesmo aquelas que dão para fazer uns dias de férias. foque-se no objectivo da maratona, está na hora de subir a quilometragem em treino. até um destes dias.
ResponderEliminarTou a começar a correr e fiz a mini...o percurso até é fixe mas o calor era excessivo...só uma correcção segundo o meu garmin a mini tem 5,3 km aliás se vir no mapa a chegada está antes dos 6 km...fiz um tempo de 30 min...e dia 9 vou me arriscar nos 9 km na do aeroporto...sabe algum grupo de treinos ou assim aqui da zona de lisboa...é que correr sozinho chateia
ResponderEliminarpois devem ter diminuido a distância penso que dantes a mini era de 7 ou 8 km não tenho a a certeza.( apoiei-me nisso.
ResponderEliminarSei qe os atletas do Run 4 Fun -
R4F
http://runf.blogspot.com/
treinam na zona de Belém e no Parque das Nações
Olá amigo José, desta vez não nos encontrámos, mas com tanta gente também não era fácil. Na realidade o calor foi muito e dificultou o desempenho da maioria, mas o que na realidade mais importa é participar, conviver e passar uma manhã diferente...a correr. São os nossos louros. Bons treinos para a maratona. Um abraço!
ResponderEliminarQuero felicitá-lo pela determinação com que sempre se entrega em carregar as pernas com quilómetros, e já vão muitos seguramente. Nesta prova tive o prazer de contactar consigo antes do inicio, nas tais filas do alivio. Foi um momento agradávelmente simpático, pela pessoa que é, e porque acompanho as suas aventuras por estas estradas do nosso Distrito. Ainda sou corredor há dois anos, muito pouca experiência, mas contacto com algumas pessoas que o fazem á anos. Posso dizer que muitos já deixaram de fazer as provas das Pontes, elas não servem de referência para nada, apenas para cumprir, e talvez fazer um treino muito mais intenso. Esta prova então é particularmente cansativa, pela demora antes da partida, pela falta de espaço para aquecimento, e a hora da partida julgo que algo tardia para esta altura do ano, porque faz sempre muito calor todos os anos,etc...
ResponderEliminarEnfim, se calhar para o ano lá teremos que fazer mais 21kms. Um abraço, vemo-nos na Nazaré em Novembro, uma clássica Nacional.
José
ResponderEliminarFui como tu um dos que aguentaram em cima da ponte duas horas e tal para correr 3km em cima dela.
Não há pachorra. Não me apanham lá de novo pois para correr no alcatrão há milhentas provas.
Melhor seria se deixassem a ponte em paz e passássemos a correr a partir da Gare do Oriente. Seria uma 2ª edição da Corrida do Oriente com mais uns km.
Ainda ontem fui fazer quase 20 km na praia e foi uma maravilha e ali na meia foi como tu, só não desisti porque não sou disso.
Não é só o calor, é tudo aquilo, a multidão, o ziguezague, o alcatrão, a confusão e sei lá mais o quê.
Domingo irei repensar tudo isso junto ao Grande Lago.
:))
Abraços!
Lopes
ResponderEliminarParabéns por mais esta prova
António Almeida,Carlos Lopes,Mário Lima, Paulo L, Atletismo Valejas ( não sei o nome, primo da Bárbara), João Melo e Miguel Pereira, a todos um muito obrigado pelas palavras deixadas aqui.
ResponderEliminarSempre são um incentivo à continuidade da pratica deste desporto que tanto gostamos.
J.Lopes