A CORRIDA NÃO É SEMPRE PARA O MAIS RÁPIDO...... MAS PARA AQUELE QUE CONTINUA CORRENDO.

domingo, 10 de maio de 2009

O TREINO E A PERSEGUIÇÃO

ODIVELAS YORK

Ontem sábado, fui treinar para o recinto da feira do Silvado (Odivelas), aliás como é habitual durante a semana. Ao fim de semana não treino aqui mas este sábado foi uma excepção.

Enquanto treinava aconteceu uma cena caricata, não sei se triste se divertida.

Para uma melhor compreensão da história vou descrever a configuração do local.

O recinto é vedado em todo o seu perímetro e tem 3 portões, dois estreitos só para entrada e saída de pessoas e um largo para pessoas e carros.
Tem pequenos arruamentos perpendiculares e paralelos para as pessoas circularem por entre as tendas da feira.



Corria num desses arruamentos, descontraído a ouvir música, quando vejo passar a grande velocidade uma motorizada com dois indivíduos de capacete.

Poucos segundos depois aparece um carro da polícia também a grande velocidade a fazer uma curva a 90 graus com as sirenes a apitar, sorte não haver ninguém naquele momento nesse acesso.

Como se pode compreender era uma perseguição policial, não sei o motivo.

Quando chegaram ao fim do recinto onde se encontrava o portão pequeno só para pessoas o carro da polícia que ia muito perto da motorizada pára a uns 5 metros do portão (talvez se tivessem parado junto do portão não deixariam passar a motorizada, mas são decisões muito rápidas) e saem os polícias a correr e a gritar para tentarem deter os indivíduos.

Os indivíduos da motorizada claro que não pararam e fugiram pelo tal portão pequeno por onde não passa um carro.

Os polícias retrocederam para saírem do recinto e continuar a perseguição, mas ao chegar ao portão largo este estava fechado.

Saem novamente os polícias do carro gritando algo parecido “ isto não me está a acontecer”.

A funcionária de serviço no recinto ao desviar ligeiramente o portão, para retirar uns caixotes do lixo, fechou-o sem querer. O portão movimentou-se sobre as calhas e fechou-se. Por azar a funcionária não tinha as chaves consigo dificultando a abertura do portão.

Os polícias estiveram ali quase 5 minutos parados, claro que quando saíram dali, não devem ter encontrado mais os indivíduos que perseguiam.

Tudo isto em velocidades desadequadas a um local de ruas estreitas, onde estão pessoas descontraídas a passear e a correr.


Percebe-se que uma perseguição policial não pode ser devagar, mas irrita as pessoas que se encontram no local, surpreendidas com a acção e com a possibilidade de serem atropeladas.

Mesmo com estas peripécias, lá concluí o meu treino ligeiro de 1 hora.



Até já

3 comentários:

  1. Olá José

    Uma peripécia tipo «Wall Street», só que aqui os polícias andam de carro e na série eles andavam em todo o tipo de transporte, até a correr.

    Muita luz azul, muita sirene e os perseguidos de mota escapam-se por um portãozinho mais espertos que uma toupeira.

    Enfim!

    Durante anos fui correr para a Feira do Silvado (excepto na 2ª Feira dia de Feira).

    Agora temos, para além da Mata da Paiã que tem piso arranjado, uma «Ecopista» na "Escola Agrícola da Paiã", um local excelente para treino. Entra-se pela "Estrada da Paiã.

    Vai até lá que vale a pena e livras-te das perseguições e afins da Feira do Silvado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela dica.

    Também é habitual eu treinar na ECOPISTA, mas tem o piso um pouco deteriorado pela passagem dos cavalos, mas não deixa de ser um bom local para correr.

    Na zona de Odivelas não há mais locais para correr sem o contacto com os carros.

    Saudações desportivas
    J.Lopes

    ResponderEliminar
  3. Afinal isto já foi em 2009 e tu disseste-me "outro dia", devias ter dito outro ano -.-

    ResponderEliminar