A CORRIDA NÃO É SEMPRE PARA O MAIS RÁPIDO...... MAS PARA AQUELE QUE CONTINUA CORRENDO.

sábado, 25 de abril de 2009

32ª CORRIDA DA LIBERDADE-2009

32ª CORRIDA DA LIBERDADE
25 DE ABRIL DE 2009
10:30
12,5 km





------------------


Nesta prova o que menos interessava era a classificação e os tempos, tinha o intuito de comemorar a libertação do Povo Português de um regime ditatorial fascista.

Prova organizada pela Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio e Desporto.

A partida foi às dez horas e trinta minutos, dentro do quartel de Engenharia 1 na Pontinha, Concelho de Odivelas.

Foram realizados discursos alusivos ao 25 de Abril, com a presença da Presidente da Câmara de Odivelas (deu o tiro de partida) e do Presidente da Junta de Freguesia da Pontinha e outras entidades que desconheço.

Ainda antes de ser dado o tiro de partida houve uma largada de pombos, símbolo da LIBERDADE.

Chuviscou, no início da prova , mas não passou disso, esteve fresco, agradável para correr.

Prova com alguns pontos de maior dificuldade como as subidas de Carnide ( esta como era no início da corrida, conseguiu-se subir num bom ritmo) as passagens nos túneis de Campo Grande e Entre-Campos.

O osso duro de roer foi na parte final, o último 1, 5 km, sempre a subir a Rua do Alecrim e a Rua da Misericórdia, demorei 10 minutos a concluir este troço do percurso. Tive que subir parte a andar e parte a correr, compensando ligeiramente quando cheguei lá a cima, até à meta, era a descer.

O restante percurso concretizei-o com relativa facilidade, estou a subir de forma ( risos).

A meta estava instalada junto do Quartel do Carmo, onde se deu a rendição de Marcelo Caetano e com essa acção a queda de um regime.

Foi-nos ofertada uma camisola e uma medalha.

Gostei de participar, para o ano lá estarei.
-
Bem e já agora os tempos, sempre se olha para o relógio.
---------
OS TEMPOS:
5 km - 25 min 30 seg
10 km - 50 min 45 seg
12,5 km - 1 hora e 5 min
-----
Até já

4 comentários:

  1. Parabéns, principalmente por participar nas comemorações, correndo nas ruas míticas do 25 de Abril de 1974.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns José pela participação, a última parte a subir não foi fácil para ninguém mas a homenagem ao Capitão Salgueiro Maia valeu o esforço, para o ano muito provavelmente a prova voltará a terminar nos Restauradores segundo o que foi dito no final.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá José Lopes!

    Que bela corrida pela LIBERDADE!

    Um abraço e continuação de bons treinos e corridas!

    ResponderEliminar
  4. Olá Zé

    Quando estava a subir a Rua da Misericórdia já eu pedia misericórdia para que a subida acabasse depressa!!!

    :))))


    Quando passava nos Restauradores vinha um companheiro, daqueles que só fizeram 4,5m, a amaldiçoar a prova dizendo que foi má ideia fazer a parte final junto às ruínas do Carmo.

    Sinceramente tenho que discordar, só vai a estas provas quem quer. Ninguém é obrigado a participar e todos nós sabíamos que a prova acabava exactamente no Largo do Carmo.

    Fiz quatro maratonas, ninguém me obrigou a fazê-las, sabia que iria sofrer, sabia ao que ia, e por quatro vezes estive lá no tiro da partida.

    Dizes que para o ano a prova deve voltar aos Restauradores. Não devia acontecer um retrocesso. Depois de conseguirmos "conquistar" a partida da prova dentro do quartel da Pontinha onde começou a acção do 25 de Abril, nada melhor que o epílogo da prova num largo onde a ditadura acabou.

    Vai-se a andar o último km e meio? Foi o que fiz. As pernas não deram para mais paciência. Mas foi com orgulho que cortei a meta onde Salgueiro Maia esteve com a Chaimite Bula a exigir a rendição de um governo ditador.

    O sacrifício de uma corrida não é comparável ao sofrimento de um povo que esteve 48 anos sobre a "pata" do fascismo.

    Aquela paragem que fizeste em Entre-Campos tirou-te um pouco do ritmo, mesmo assim para o tempo que fizeste não está mau. Dá 5' e poucos ao km.

    :)

    Depois de muito "sofrimento" quando o desânimo se apodera, e quase que nos leva a desistir destas andanças, há um sorriso nos lábios quando nos virámos para o nosso velho amigo, companheiros de tantas corridas e perguntámos:- «Onde é a próxima corrida?»

    Em princípio será no 1º de Maio.

    :)

    Um abraço e boas provas!

    ResponderEliminar