A CORRIDA NÃO É SEMPRE PARA O MAIS RÁPIDO...... MAS PARA AQUELE QUE CONTINUA CORRENDO.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A FASCITE PLANTAR


Ontem fui consultado por uma  médica fisiatra e diagnosticou-me uma Fascite plantar em fase inicial.



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Há muito tempo que sentia as plantas dos pés rígidas, até parei de correr durante algum tempo, para verificar se esta sensação, seria do batimento do pé no chão ou por outro motivo, mas, após essa paragem continuaram os sintomas.
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Tudo isto devido a ter um  acentuado arco na planta do pé (pé cavo).
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Devido a isto há alguns anos atrássurgiu-me   um Neuroma de Morton e tive de usar umas palmilhas ortopédicas, para atenuar o movimento do referido arco.
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Como se danificaram e deixei de as usar, terei de voltar a encomendar umas novas palmilhas,  feitas por medida e a usá-las sempre que corra.
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Irei realizar também umas sessões de  tratamento  com massagens e infravermelhos na planta dos pés durante um mês.
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Mesmo com este problema nos pés, continuarei a correr, agora que  surgiu a motivação.
Se "parasse", teria de começar tudo de novo e isso eu não quero.
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Quanto à minha  participação em corridas organizadas, neste momento ainda não estou devidamente preparado fisicamente para  correr as distâncias dessas provas.

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Sábado - 1 de Dezembro de 2012

10 horas

Imagens do local do treino 

Parque da Paz - Almada














Até amanhã

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SERÁ QUE VENCI A "MALAPATA"?


Sinto  que a vontade de correr diariamente,  está a voltar.




Solidificar esta vontade, é o meu principal objetivo neste momento.

Recomecei a partir desta terça-feira, dia 20 de Novembro,  a acompanhar os atletas com que treinava no ano anterior  e parece-me que a  companhia  (e o ritmo imposto),  está a resultar ,estando a ganhar novamente a alegria de correr.

Correr acompanhado é bastante diferente do que correr sozinho, com a conversa, nem se dá por passar o tempo de treino. 

Mas também é necessário de vez em quando, corrermos sozinhos, para irmos lutando com o nosso "interior" sem a ajuda de terceiros.

Os treinos nesta semana, estão a ser muito mais exigentes (em ritmo) do que estava habituadoPor isso por vezes ainda não consigo acompanhar ( será que algum dia conseguirei? ) os atletas com que treino, devido a serem de outro nível competitivo, devido também à minha paragem prolongada no verão, à intermitência dos treinos e ao aumento de peso, mas isso não pode ser uma contrariedade para mim e sim um incentivo para me aplicar mais e com isto melhorar.

Abaixo continuo a mostrar os tempos dos meus treinos neste mês, agora com a linha que considero que separa o dia da mudança de atitude ( a linha da motivação ), dos restantes dias.

CALENDARIZAÇÃO DOS TREINOS EM NOVEMBRO
(este calendário irá sendo atualizado)

                                     (PESO: 75,6  kg --- IMC: 24,6 )
1- QUI - 1 hora
2- SEX - 1 hora e 5 min
3- SÁB - -------------
4- DOM- ------------
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5- SEG - ------------
6- TER - 50 min
7- QUA - -----------
8- QUI - ------------
9- SEX - 40 min    ( Parque da Paz - Almada)
10- SÁB - ----------
11- DOM -
 --------
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12 - SEG -
 --------
13 - TER - 
50 min
14 - QUA -
 1 hora                                         ( PESO: 77,5 kg -- IMC: 25 ) :(:(
15 - QUI - ---------
16 - SEX - 
1 hora
17 - SÁB -
 ---------
18 - DOM -
 40 min
-------------------------------------
19 - SEG -
 ----------
__________________________(LINHA DA MOTIVAÇÃO)___________________________

20 - TER -
 50 min     
21 - QUA - 43 min -  ( incluindo neste tempo séries de 9X300m )
22 - QUI - 50 min 
23 - SEX - Descanso
24 - SÁB - 1 hora        ( Monsanto)                      ( PESO: 77,4 kg --- IMC: 25 )
25 - DOM - 48 min
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26 - SEG -1 hora de ginástica ( alongamentos direccionados  para a   corrida ) 

                                                       ( Estádio Universitário)
27 - TER - 50 min
28 - QUA - 1 hora e 2 min   ( incluindo neste tempo séries 4X500 m )
29 - QUI - 55 min
30 - SEX - Descanso

todos os treinos abaixo da linha de motivação e com o local não assinalado foram realizados no
 (   Parque do Silvado - Jardim rio Costa  - Odivelas )

Até amanhã

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

"A POUCO E POUCO, VOU LÁ"


Realizei hoje o meu treino debaixo de um forte aguaceiro, a pouco e pouco a vontade de correr está a aparecer, pois se isso não estivesse a acontecer,  nunca teria ido às 9 horas e trinta minutos, neste dia de mau tempo, correr para a rua,  debaixo daquela “carga de água” .



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Uma vez um atleta amigo disse” na corrida não há milagres, só com  treino constante, se consegue correr sem sofrimento ”.
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Após aquela paragem de 2 meses  no Verão  e com os treinos intermitentes,  ainda não consegui recuperar a condição física necessária para correr as distâncias de 10 km, 21km… sem sofrer.
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Corro por prazer e até nem sou  competitivo, a única competição em que estou neste momento  a pensar em  participar, é comigo  mesmo e está a ser intensa.
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Sei bem que para esta vontade de correr surgir a 100 % terei de :
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- Variar os locais dos treinos
- Diversificar o tipo de treinos ( longos, fartlek, séries, rampas.....)
- Correr em locais agradáveis ( matas, junto ao mar…. )
- Correr acompanhado
- Ouvir música enquanto corro
- Inscrever-me numa corrida
- Comprar uns ténis ou outro equipamento de corrida
- Realizar outras ações motivadoras .....
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As últimas mensagens aqui colocadas, não são só “lamentações” deste atleta desmotivado, mas servem  também para alertar e motivar outros atletas que estejam a passar  por uma  situação de desmotivação desportiva.
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Tenho lido vários textos espalhados pela Internet, sobre a motivação/desmotivação desportiva, nomeadamente na corrida,  e vou retirando deles, várias ilações que me estão a ajudar a recuperar. 
Sei por experiência de vida algumas dessas formas de motivar,  mas é sempre benéfico recordá-las.
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"A pouco e pouco , vou lá".
 Conseguirei "dar a volta" a esta situação.
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Abaixo mostro os tempos dos meus treinos neste mês de Novembro e a destacar a assiduidade nos treinos nesta última semana.
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CALENDARIZAÇÃO DOS TREINOS EM NOVEMBRO
(este calendário irá sendo atualizado)

                                     (PESO: 75,6  kg --- IMC: 24,6 )
1- QUI - 1 hora
2- SEX - 1 hora e 5 min
3- SÁB - -------------
4- DOM- ------------
---------------------------------------
5- SEG - ------------
6- TER - 50 min
7- QUA - -----------
8- QUI - ------------
9- SEX - 40 min
10- SÁB - ----------
11- DOM - --------
-------------------------------------
12 - SEG - --------
13 - TER - 50 min
14 - QUA - 1 hora      
( PESO: 77,5 kg -- IMC: 25 ) :(:(
15 - QUI - ---------
16 - SEX - 1 hora
17 - SÁB - ---------
18 - DOM - 40 min
-------------------------------------
19 - SEG - ----------

_________________(LINHA DA MOTIVAÇÃO)______________

20 -TER - 50 min
21 - QUA - 43 min - (incluindo neste tempo séries de 9X300m )
22 - QUI - 50 min
23 - SEX
24 - SÁB
25 - DOM
--------------------------------------
26 - SEG
27 - TER
28 - QUA
29 - QUI
30 - SEX

Até amanhã

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

NA BUSCA DA MOTIVAÇÃO


Hoje quando me levantei  pensei, "não tenho  nenhuma vontade de correr" , tomei o pequeno almoço e sentei-me no sofá.
Um pouco depois, senti-me mal disposto e disse cá para comigo "e se fosse  correr, pode ser que esta má disposição passe".
Fui à janela ver as condições meteorológicas, olhando para o céu nublado a mostrar má cara  foi mais um fator desmotivante.
Mas o desejo de correr estava a germinar, fui  ao fundo do meu âmago onde está  guardada a minha força de vontade e utilizei-a,  ganhando com isto o  alento necessário, começando a vestir a camisola e os calções e a calçar os ténis, saindo de  casa rápido, antes que passasse esta vontade repentina.
Eram  10:00 horas estava  a percorrer a  rua onde moro, no meu  ritmo de corrida lento.
Esta fase de equipar e sair para correr é a mais  difícil para uma pessoa desmotivada, depois de estar a correr, parece que tudo passa.
Corri durante 1 hora pelas ruas de Odivelas, neste feriado, dia de todos os santos (o último) e passou-me a má disposição.
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CALENDARIZAÇÃO DOS TREINOS EM NOVEMBRO
(este calendário irá sendo atualizado)


1- QUI - 1 hora
2- SEX - 1 hora e 5 min
3- SÁB - -------------
4- DOM- ------------
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5- SEG - ------------
6- TER - 50 min
7- QUA - -----------
8- QUI - ------------
9- SEX - 40 min
10- SÁB - ----------
11- DOM - --------
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12 - SEG - --------
13 - TER - 50 min
14 - QUA - 1 hora 

( Peso: 77,5 kg -- IMC: 25 ) :(:(
15 - QUI -
16 - SEX -
17 - SÁB -
18 - DOM -
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19 -SEG

20 -TER
21 - QUA
22 -QUI
23 - SEX
24 - SÁB
25 - DOM
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Até já