A CORRIDA NÃO É SEMPRE PARA O MAIS RÁPIDO...... MAS PARA AQUELE QUE CONTINUA CORRENDO.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

OS TREINOS EM AGOSTO

“As minhas corridas” pelas ruas de Odivelas nesta semana de segunda feira  dia 27 a sexta feira  dia 31 de Agosto, foram de um sobe desce um pouco desgastante para um inicio de atividade física, após uma paragem de 10 de Junho até 12 de Agosto (dois meses).

Iniciei diariamente estas corridas às 9 horas, nas Colinas do Cruzeiro e indo em direção ao Pinhal da Paiã passando pelo Odivelas Parque.

Colinas do Cruzeiro - Odivelas





Ao chegar ao Pinhal da Paiã já com 30 minutos de corrida, faço uma breve paragem para uns exercícios nuns aparelhos ali instalados e umas “rampas”.  Iniciei estas "rampas"com 3 repetições e agora já faço 4 ou 5 repetições, a subir em ritmo mais rápido e a descer mais devagar para restabelecer a respiração.

Pinhal da Paiã - Odivelas




Regresso a casa pelo mesmo percurso até chegar às subidas de maior inclinação, essas percorro-as a andar todo este trajeto até terminar demora 1 hora e 30 minutos sendo 1 hora só de corrida.

A paragem de 2 meses serviu para descansar a mente e o físico, sinto isso agora quando vou a correr. Já não sinto aquela saturação como sentia em junho no final da época de corridas.

Quando se recomeça a correr e a sentir que poderemos aumentar cada vez mais o tempo de corrida, regressa a motivação. Não tinha qualquer objetivo próximo e vejo-me a pensar “levemente” em participar na Meia maratona da ponte Vasco da Gama, se for contemplado com um dorsal, num concurso em que participei.

Estou a sentir-me muito bem durante esta semana de corrida na rua, sem o aparecimento de um grande cansaço, pelo menos por enquanto.

Para a semana com o surgimento do calor e do trabalho, continuam as corridas no mesmo percurso e com a mesma duração, mas com o inicio às 8 horas, se conseguir :):).

AGOSTO
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13-30 min na PRAIA

14 -30 min na PRAIA

15- 2h caminhada

16- 35 min na RUA

17- 30 min na PRAIA
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18 - 2h caminhada

19 - 2h caminhada
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20 - 40 min na PRAIA

21 - 40 min na PRAIA

22 - 40 min na PRAIA

23 - 40 min na PRAIA

24 - 40 min na PRAIA
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25 - 2h caminhada

26 - 2h caminhada
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27 - 1 hora + Exercicios e algumas subidas

28 - 1 hora + Exercicios e algumas subidas

29 - 1hora + Exercicios e algumas subidas

30 - 1 hora + Exercicios e algumas subidas

31 - 1 hora + Exercicios e algumas subidas
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Peso: 75,8 kg
IMC: 24,2

Até amanhã

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O RETORNO



O último treino na Costa da Caparica
(24 de Agosto de 2012)



Estive sem correr durante 2 meses, só efetuei caminhadas de 2 horas, inicialmente ao fim de semana e assim que começaram as férias, todos os dias, caminhava pelas ruas de Odivelas, com subidas e descidas acentuadas.

Neste período de junho a agosto ponderei abandonar a corrida, foi talvez isso que me tenha levado a estar tanto tempo sem correr, mas passados estes dois meses sinto a falta da liberdade, ao percorrer as ruas em "passo" de corrida e ver as pessoas "presas" nos carros e no trafego, sinto a falta de chegar a casa ao fim do dia cansado de correr, mas bem disposto, "sinto a falta de me sentir bem"
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Irei a partir de Setembro escolher as corridas que me "apetece" no momento participar e não com uma previsão  a médio ou longo prazo como fazia anteriormente, a não ser que me surja a "maluquice" de participar numa maratona.
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Durante este período de 2 meses em que não corri, por falta de motivação, cometi alguns deslizes (refeições fartas, doces, Mateus rosé….) pouco próprios de quem quer correr 10 km ou mais a partir de Setembro, sem grande sofrimento.
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O resultado deste procedimento negativo, traduziu-se num aumento de peso de 4 kg (barriguinha) e índice de massa corporal (IMC) de 26 quando deveria ser até 22.
 
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Mas como nem só da corrida vive o homem, vive também dos outros prazeres da vida, fraquejei, mas com força de vontade e afinco depressa irei recuperar a boa forma física.
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Iniciei os treinos com corridas de 30 minutos no dia 13 de Agosto, às 9 horas, na praia da Costa da Caparica, aumentei para 45 minutos na semana de 20 de Agosto (já consigo correr até à Fonte da Telha e voltar , o que não conseguia realizar na 1ª semana de treinos:):):)).

Terminei hoje este ciclo de treinos na praia, irei agora começar a correr todos os dias, durante 1 hora, pelas ruas de Odivelas e do Parque das Nações.

Estranhamente não me ressenti de dores nas pernas, que poderiam ter ficado cansadas ou doridas, mas não foi isso que aconteceu.



Até amanhã