A CORRIDA NÃO É SEMPRE PARA O MAIS RÁPIDO...... MAS PARA AQUELE QUE CONTINUA CORRENDO.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

"A POUCO E POUCO, VOU LÁ"


Realizei hoje o meu treino debaixo de um forte aguaceiro, a pouco e pouco a vontade de correr está a aparecer, pois se isso não estivesse a acontecer,  nunca teria ido às 9 horas e trinta minutos, neste dia de mau tempo, correr para a rua,  debaixo daquela “carga de água” .



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Uma vez um atleta amigo disse” na corrida não há milagres, só com  treino constante, se consegue correr sem sofrimento ”.
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Após aquela paragem de 2 meses  no Verão  e com os treinos intermitentes,  ainda não consegui recuperar a condição física necessária para correr as distâncias de 10 km, 21km… sem sofrer.
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Corro por prazer e até nem sou  competitivo, a única competição em que estou neste momento  a pensar em  participar, é comigo  mesmo e está a ser intensa.
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Sei bem que para esta vontade de correr surgir a 100 % terei de :
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- Variar os locais dos treinos
- Diversificar o tipo de treinos ( longos, fartlek, séries, rampas.....)
- Correr em locais agradáveis ( matas, junto ao mar…. )
- Correr acompanhado
- Ouvir música enquanto corro
- Inscrever-me numa corrida
- Comprar uns ténis ou outro equipamento de corrida
- Realizar outras ações motivadoras .....
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As últimas mensagens aqui colocadas, não são só “lamentações” deste atleta desmotivado, mas servem  também para alertar e motivar outros atletas que estejam a passar  por uma  situação de desmotivação desportiva.
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Tenho lido vários textos espalhados pela Internet, sobre a motivação/desmotivação desportiva, nomeadamente na corrida,  e vou retirando deles, várias ilações que me estão a ajudar a recuperar. 
Sei por experiência de vida algumas dessas formas de motivar,  mas é sempre benéfico recordá-las.
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"A pouco e pouco , vou lá".
 Conseguirei "dar a volta" a esta situação.
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Abaixo mostro os tempos dos meus treinos neste mês de Novembro e a destacar a assiduidade nos treinos nesta última semana.
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CALENDARIZAÇÃO DOS TREINOS EM NOVEMBRO
(este calendário irá sendo atualizado)

                                     (PESO: 75,6  kg --- IMC: 24,6 )
1- QUI - 1 hora
2- SEX - 1 hora e 5 min
3- SÁB - -------------
4- DOM- ------------
---------------------------------------
5- SEG - ------------
6- TER - 50 min
7- QUA - -----------
8- QUI - ------------
9- SEX - 40 min
10- SÁB - ----------
11- DOM - --------
-------------------------------------
12 - SEG - --------
13 - TER - 50 min
14 - QUA - 1 hora      
( PESO: 77,5 kg -- IMC: 25 ) :(:(
15 - QUI - ---------
16 - SEX - 1 hora
17 - SÁB - ---------
18 - DOM - 40 min
-------------------------------------
19 - SEG - ----------

_________________(LINHA DA MOTIVAÇÃO)______________

20 -TER - 50 min
21 - QUA - 43 min - (incluindo neste tempo séries de 9X300m )
22 - QUI - 50 min
23 - SEX
24 - SÁB
25 - DOM
--------------------------------------
26 - SEG
27 - TER
28 - QUA
29 - QUI
30 - SEX

Até amanhã

6 comentários:

  1. Olá, caro Amigo José Lopes.

    Folgo em saber que, mesmo aos poucos, a motivação aparece. E é óptimo saber exactamente o que fazer para ganhar novamente a vontade de sair para a rua. Há muita gente na mesma situação que não saber o que fazer.
    Apesar de ser da margem sul, uma vez por semana (normalmente à 5ª feira, fico por Lisboa para um treino com amigos. Variamos entre o Jamor, Belém e a Expo. Se algum dia nos quiser fazer companhia será muito bem-vindo.
    Outra hipótese é dar um saltinho à Costa da Caparica para um Treino Lunar na praia, sempre na lua nova e na lua cheia.
    Qualquer coisa sabe como me contactar.
    E força nessa motivação.

    Um abraço.

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    1. Obrigado Pedro
      Fica na "agenda" qualquer dia poderá acontecer um treino com a vossa companhia e nesses locais, o que seria agradável.
      Boas corridas e treinos
      cumps
      J.Lopes

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  2. Assim é que é, amigo.
    E essa do treino constante, faz-me recordar o outro a quem lhe disseram que ele tinha sorte em alcançar os resultados que obtinha, ao qual ele respondeu "É verdade. Tenho muita sorte! E quanto mais treino, mais sorte tenho!"

    Um abraço e força

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    1. Obrigado João pelo comentário deixado.
      Essa da sorte também está muito boa.:):)
      cumps
      J.Lopes

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  3. A desmotivação ás vezes é lixada e temos que saber dar a volta à questão.
    Ás vezes o que custa é sair de casa, mas depois sabe muito bem!
    Até hoje nunca me arrependi de um treino feito num dia que não me apetecia!
    Abraço e bons treinos!

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    1. É verdade, existem muitos fatores que influenciam a motivação /desmotivação e quando conjugados negativamente, em determinado momento da nossa vida, terá de se ter muita força mental para conseguir sair dessa situação.
      obrigado por ter passado por aqui
      boas corridas
      cumps
      J.Lopes

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